domingo, março 02, 2008


Praia do Zavial
.
Não gosto de prisões, nem de aquários mas lembrei-me de algo que escrevi há imensos anos.
Por vezes, há que fazer pausas e reflectir.
Este poema é a resposta a um comentário do meu anterios post.
.
É urgente mudar a noite
pelo dia se isso significar vida!
.
e corto cerce as raízes que me prendem
deixando a seiva correr até empapar os sentidos.
.
Desesperadamente percorro o aquário esférico
numa tentativa infantil de procurar a fuga.
Ponho-me a boiar para poupar esforços
dando corda à engrenagem cerebral.
Achei!
Torço-me e contorço-me num esforço último
de unir a cabeça à cauda. Vou-me mastigando
e engolindo. Acabo por me vomitar nova,
esplêndido exemplar, nadando numa tina
quadrangular.
.
(quem disse que os sólidos mantêm a forma?!)
.
Julho 1980
.
Quem disse que nós não podemos alterar o destino?!

12 comentários:

Chat Gris disse...

:)

Xana disse...

"Desesperadamente percorro o aquário esférico
numa tentativa infantil de procurar a fuga."
*
E a procura não se encontra!

Querida Amiga de volta a nós...
meu abraço em ti!

nnannarella disse...

Então tens de dizer quando fazes anos...:)

Quanto ao destino, claro que sim. Basta fazer como o Corto Maltese. Pegou numa navalha e alterou a linha da sorte!
Beijo e bentornata!

santiago disse...

com o sentido que lhe estás a dar,o destino existe?

Mié disse...

voltei...


e adorei

"Torço-me e contorço-me num esforço último de unir a cabeça à cauda. Vou-me mastigando e engolindo. Acabo por me vomitar nova"


Liberdade, liberdade, liberdade...

nada, mesmo nada será verdadeiro se não for livre.

deixo-te um beijo

abraçado

despertando disse...

"É urgente mudar a noite
pelo dia se isso significar vida"!...
Sinto-te com vontade de viver.
O teu regresso comprova-o e fico contente
Deixo-te um beijo

Maria disse...

Mas não somos nós que o fazemos?
A nossa vida não é o que nós quisermos?

Gosto de te ver de volta. Aqui.....

butterfly disse...

Acho que vim para ficar.:)
Beijinho para todos.

butterfly disse...

Chat gris, não consigo entrar no teu blog.
Um sorriso para ti, também

bettips disse...

As estátuas são quentes. Da memória de outras vidas.
Como esse mar, de outras praias traz os horizontes.
Mudar o destino? Não sei, mas podemos ter a última palavra.
Até lá, tão só tentamos.
Bjinhos

butterfly disse...

Nnanna, depois te digo e vais ter muito tempo para me surpreender
Beijinho

butterfly disse...

Santiago, por vezes temos que dar uma volta ao destino - vida. O sentido das minhas palavras, poderá ser interpretado como apetecer. Nem eu sei que interpretação dei, na altura.
mudar quando é preciso mas nunca baixar os braços.
Um abraço